Entendendo os Consumidores de Smartphones – Movimento Mobile

Google revelou essa semana o estudo que demonstra todo o poder do crescente mercado móvel, além do hábito e comportamento dos consumidores que utilizam smartphones.

Foi divulgado, pelo GoogleMobileAds, algumas observações da pesquisa no vídeo:
The Mobile Movement – Understanding Smartphone Users

Visão geral:

Em uma análise geral de entendimento e comportamento desse consumidor, a pesquisa nos revela:

Smartphones se tornaram uma parte integrante do cotidiano dos usuários. Os consumidores usam os aparelhos móveis como uma extensão dos seus computadores de casa e utilizam como multi-tarefa consumindo diversos tipos de mídias.

São muito utlizados para navegar na Internet, com destaque para os sistema de busca, utilizado para encontrar uma grande variedade de informações. Praticamente todos os usuários de smartphones procuram informações locais e estão prontos para agir sobre as que encontrar.

Smartphones se tornaram uma ferramenta indispensável nas compras e são utilizadas em todos os canais, auxiliando no processo de investigação e na tomada de decisão do consumidor.

A exposição de cross-media influência o comportamento do usuário de smartphone e a maioria dos anúncios para celular os remete a uma ação.

Dados:

Podemos observar alguns dados interessantes, como:

  • 81% usam para navegar na Internet, 77% utilizam para pesquisas, 48% assistem vídeos e 63% acessam as redes sociais em seu smartphone;
  • 72% usam seus smartphones para consumir outras mídias, com um terço enquanto assiste à TV;
  • 93% dos proprietários de smartphones utilizam seus aparelhos enquanto estão em casa e 1 a cada 3 usuários enquanto estão fazendo compras;
  • Nove em cada dez pesquisas feitas nos smartphones resultam em uma ação (compra, visita a empresa, etc);
  • 95% dos usuários de smartphones têm procurado informações locais;
  • 88% desses usuários solicitam informações no mesmo dia, indicando que estão relacionadas às necessidades imediatas;
  • 77% entraram em contato com empresas, onde 61% ligam (voz) e 59% visitam a empresa;
  • 79% dos consumidores de smartphones utilizam seus celulares para ajudar com as compras, a partir de comparação de preços, encontrar mais informações do produto ou localizar revendedor, e garantir cupons de descontos e promoções;
  • 74% dos consumidores que fazem uma compra, seja online ou na loja, pesquisando antes com seus smartphones;
  • 71% procuram em seus celulares por razão da exposição de uma publicidade, desses 43% após ver anúncio na TV (mídia tradicional) e 17% diretamente dos anúncios no celular;
  • 42% dos usuários clicam nas propagandas no celular, para visitar o site (35%), realizar compras (49%) e telefonar para a empresa (27%);
  • 79% dos sites não estão optimizados para os smartphones.

Infográfico:

Análise:

Algumas observações importantes que podemos resgatar e que servem de alerta para as empresas e para o marketing digital:

  • Estenda as estratégias de publicidade on-line para móveis, já que os consumidores utilizam seus smartphones buscando ajuda em todos os aspectos de suas vidas diárias.
  • Garanta ser encontrado através da pesquisa móvel, já que os consumidores utilizam regularmente os seus telefones para localizar produtos e serviços e estão dispostos a agir sobre a informação que encontrar.
  • Desenvolva estratégia multi-canal abrangente, já que os clientes usam seus telefones celulares na loja, online e através do site móvel, além de aplicativos para a investigação e tomada de decisões para a compra.
  • Tenha um site otimizado para celular para que os consumidores possam facilmente concluir seus objetivos.
  • Implemente estratégias de marketing móvel integrada aos diversos meios de comunicação, pois os consumidores de smartphones são influenciados e reagem sobre eles. Certifique-se que seus anúncios para celular são cativantes e atraentes.

A pesquisa foi encomendada pelo Google e conduzida pela Ipsos OTX, empresa independente de pesquisa de mercado, entre 5.013 usuários adultos de smartphones nos Estados Unidos no final de 2010.

O resultado completo foi apresentado no evento Webinar: The Mobile Movement – Understanding Smartphone Users, realizado pelo Google e disponível no novo site Think Insights with Google dedicado a cursos de aprendizagem e insights sobre tendências de marketing digital.

update:

juliopinheiro

Profissional de Marketing, Diretor de Arte Interativo, especialista em e-Learning corporativo e Webdesigner.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *